Bom dia pessoal, dias atrás recebemos um pedido para esclarecer um pouco sobre a distribuição setorizada, eu já havia pesquisado anteriormente mas resolvi ir mais a fundo no assunto pra que pudesse explicar e ao mesmo tempo fazer uma analise sobre o assunto.
Usando do argumento o tamanho do país, que não é fácil distribuir mangás por todo o território e por isso essa distribuição tem que ser por fases mas há quem diga que setorização trata-se de nada menos que uma estrategia para que possa maximizar os lucros e evitar o encalho de seus mangás nas prateleiras. Entenda como funciona esse processo.
Fase 1: Capitais São Paulo e Rio de Janeiro
Fase 2: Demais cidades do país
Há uma diferença de 3 volumes entre os mangás lançados nas cidades de fase 1 para fase 2, de modo que os títulos mensais demoram 3 meses para chegar, já os títulos bimestrais 6 meses.
Primeiro os mangás são lançados e distribuídos para cidades de fase 1, passado um pouco mais de um mês (as vezes bem mais) são recolhidos, organizados e repassados para as cidades de fase 2, começando pelas capitais e cidades-polo depois o que sobrar é enviado para as demais cidades.
Sou residente de uma cidade de fase 2 e sei como é difícil pra nós colecionarmos nossos queridos títulos. É normal encontrar em cidades de fase 2 mangás sem plastificação, sujos, capa danificada e muitas vezes eles não chegam por lá pois se esgotam pela fase 1, como exemplo recente o volume 1 de Aoharaido, que apesar de ter sido anunciado como distribuição nacional o mesmo não apareceu por aqui, sendo o volume 2 o primeiro a dar as caras restando apenas a opção de lojas vituais.
Comprar em lojas virtuais tem sido a maior escapatória para nós que queremos determinado mangá e que não temos paciência ou por não querer esperar 3 ou 6 meses até começar a ser vendido nas bancas de nossas cidades (e se chegar...).
Embora algumas vezes eu me beneficio da distribuição setorizada (quando estou muito apertado e nao posso comprar o mangá naquele mês eu passo a edição e espero até que ela chegue as bancas de minha cidade) minha opinião sobre a mesma é que as editoras deveriam repensar quanto ao seu modo de atuar no mercado, o Brasil não se resume apenas em São Paulo e Rio de Janeiro, existem muitas pessoas de outras cidades/estados que compram e colecionam mangás e que gostaria de acompanhar seus títulos ao mesmo tempo que todos, existem outras maneiras para que possam evitar o prejuízo com impressão e continuar lucrando com os seus títulos.
Mangás com distribuição setorizada da editora JBC:
- Btooom!
- Enigma
- Zetman
- Freezing
- Magi: O labirinto da magia
- Zetsuen No Tempest
Mangás com distribuição setorizada da editora Panini:
- Assassination Classroom
- Planetes
- Beelzebub
- Berserk
- Bleach
- Defense Devil
- Toriko
- Vinland Saga
- Tutor Hitman Reborn!
Atualmente as editoras Newpop e Nova Sampa não possuem titulos com essa distribuição. Então é isso, continuem acompanhando nosso blog e logo em breve estarei fazendo novas reviews ;)
Fontes:
http://enciclogeek.blogspot.com.br/2013/03/distribuicao-setorizada-nos-mangas.html
http://www.jbox.com.br/2009/12/05/especial-adaptando-mangas-para-o-mercado-brasileiro/






